‘Fracasso’

‘É inevitável instalação de CPI para investigar atuação do governo federal na pandemia’, diz Maia

Presidente da Câmara dos Deputados também afirmou que gestão de Pazuello à frente do Ministério da Saúde tem sido um ‘fracasso’

acessibilidade:
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. Foto: Najara Araújo/Ag. Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), questionado em coletiva de imprensa  na manhã desta segunda-feira, 18, sobre os pedidos de impeachment do presidente Jair Bolsonaro, afirmou que o momento atual não é de discussão do impeachment e que o foco do Parlamento precisa ser o combate à pandemia e seus efeitos sociais e econômicos.

No entanto, o presidente da Câmara afirmou que será “inevitável” uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a atuação do governo federal no combate à pandemia do novo coronavírus.

“É inevitável que tenhamos uma CPI da Câmara ou do Congresso, mais à frente. Certamente, essa investigação vai chegar aos responsáveis por toda essa desorganização, falta de logística”, disse o presidente.

Rodrigo Maia criticou ainda a falta de planejamento do governo federal no combate à pandemia e a gestão do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, à frente da pasta. Ele citou o exemplo de um laboratório que propôs ao governo parceria para compra de vacinas, mas não teve sequer o e-mail respondido.

“Não tem planejamento no governo federal. O presidente [Jair Bolsonaro] coloca dessa forma. Ele coloca a narrativa de que o Supremo tirou o poder do governo federal. Não foi nada disso. O Supremo deixou claro que a coordenação do SUS é do governo federal. Eu sei de uma indústria farmacêutica que mandou e-mail por várias semanas para vender vacina e o e-mail não foi respondido. Não se acreditava na importância da vacina. O que me estranha é que quando o ministro Pazuello foi escolhido, acho que ele é bom militar, o motivo que o levou ao ministério era ser bom de logística, mas ele se provou um fracasso até o momento. Se fosse bom de logística, teria organizado e planejado, acompanhando os indicadores de crescimento do problema em Manaus e em outras regiões, de forma a não faltar insumos para o trabalho dos profissionais de saúde”, disse o presidente da Câmara.

Maia também cobrou mais uma vez uma decisão do senador Davi Alcolumbre, para convocar a Comissão Representativa do Congresso Nacional. Segundo Rodrigo Maia, os parlamentares estariam cumprindo o seu papel de legislar e fiscalizar o Executivo.  “Um bom ambiente, menor, sem o viés político. O importante era o Parlamento estar trabalhando, convidando ministros, especialistas, técnicos”, disse.

Reportar Erro