Para 12%, será ruim

Para 65%, governo Bolsonaro será favorável, diz pesquisa Datafolha

Otimismo, porém, é menor do que o das posses de Collor, Fernando Henrique, Lula e Dilma

acessibilidade:

Pesquisa Datafolha divulgada nesta terça, 1º, mostra que 65% dos brasileiros está otimista em relação ao governo de Jair Bolsonaro (PSL). Eles acreditam que o 42º presidente da República fará um trabalho ótimo ou bom — percentual maior que seu índice de vitória no segundo turno (55% dos votos válidos). No entanto, o índice registrado é o menor entre os eleitos para seu primeiro mandato desde 1989.

Para 17% dos entrevistados, o terceiro militar eleito diretamente na história da República fará um governo regular e, para 12%, o capitão reformado fará uma gestão ruim ou péssima. Não souberam opinar 6%.

Em 1990, o primeiro presidente eleito após a redemocratização, Fernando Collor de Mello (PRN), assumiu com uma expectativa positiva de 71% dos entrevistados. Ele acabou sofrendo impeachment sob acusação de corrupção dois anos depois.

Em sua primeira eleição, Fernando Henrique Cardoso (PSDB) tinha 70% de otimismo. Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 76%, e Dilma Rousseff (PT), 73%.

Coincidentemente, FHC e Dilma tiveram a sua expectativa positiva bastante rebaixada após venceram a segunda disputa pelo Planalto: 41% e 50% de otimismo, respectivamente, em 1998 e 2014. A pesquisa não foi realizada antes da segunda posse de Lula, em 2007.

Os dois vices que assumiram após o impedimento dos titulares no período, Itamar Franco (então sem partido) em 1992 e Michel Temer (MDB) em 2016, tiveram baixas expectativas do brasileiro.

Por outro lado, segundo o Datafolha, os entrevistados acreditam majoritariamente que o governo Bolsonaro será melhor do que os dos antecessores. O número cai quão mais distante no tempo é o governo comparado.

Acham que ele será melhor do que Temer (76%), Dilma (73%), Lula (58%), FHC (56%) e Itamar (52%). O índice só volta a subir na comparação com Collor (69%), indicativo da má imagem deixada pelo ex-presidente, apesar de ele ter saído do Planalto há 26 anos.

O otimismo em relação a Bolsonaro cai entre os mais escolarizados e mais ricos. Entre os entrevistados com curso superior e os que ganham mais de dez salários mínimos, 22% acham que ele fará um governo ruim ou péssimo. Previsivelmente, o maior otimismo é registrado entre os eleitores de Bolsonaro — 88% apostam numa gestão ótima ou boa.

Homossexuais têm 47% de expectativa positiva, índice que vai a 59% entre pretos e indígenas. Mulheres são menos otimistas (61%) do que homens (69%).

Acham que Bolsonaro cumprirá a maioria de suas promessas 27%, enquanto 62% creem que ele só o fará de forma parcial. Já 9% dizem que ele não cumprirá nenhuma promessa.

Saúde é prioridade para brasileiros

Para 40% dos brasileiros entrevistas, a saúde deveria ser a prioridade do novo governo que assume a Presidência nesta terça-feira (1º), mas creem que o campo em que Jair Bolsonaro (PSL) se sairá melhor é o da segurança pública, que para 16% deveria ser prioridade. Antes deste tema, está a educação, com 18%.

Temas econômicos receberam poucas menções (7% falam em desemprego, 2% em economia no geral). A corrupção, outro ponto central do discurso moralizante do presidente eleito, só é prioridade para 3%.

A segurança, foco da campanha bolsonarista, será a área mais bem-sucedida do novo governo para 46% dos ouvidos. Saúde é a segunda colocada no ranking, com 9%, e educação será um sucesso para 7%.

O levantamento do Datafolha foi feito com 2.077 entrevistados em 130 cidades, em 18 e 19 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Reportar Erro