Corrupção

Operação da PF ordenada pelo STF tem como alvo ex-relator da CPI dos Fundos de Pensão

São 18 mandados de busca e apreensão cumpridas em quatro Estados

acessibilidade:
Deputado Sérgio Souza (MDB-PR), ex-relator da CPI dos Fundos de Pensão.

O deputado Sergio Souza (MDB-PR), relator da CPI dos Fundos de Pensão, concluída na Câmara dos Deputados em abril de 2016, é alvo da Polícia Federal em operação deflagrada. nesta segunda-feira (21), em quatro estados, para desarticular esquema fraudes.

A operação Grand Bazaar foi autorizada pelo ministro Celso de Mello do Supremo Tribunal Federal (STF) e mira o deputado Sergio Souza (MDB-PR), o relator da CPI que analisou números dos quatro maiores fundos de pensão do Brasil – Caixa (Funcef), Correios (Postalis), Petrobras (Petros) e Banco do Brasil (Previ) – entre 2003 e 2015.

São 18 mandados de busca e apreensão cumpridas em Curitiba (PR), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF), que têm como alvo das buscas autoridades públicas, operadores financeiros, um advogado e empresários que teriam pago vantagens indevidas ao parlamentar em troca de proteção na CPI dos fundos de pensão.

A investigação do caso começou em 2018, a partir de depoimentos de delação premiada de um operador financeiro que atuou em outros esquemas já investigados pela PF nas Operações Cui Bono e Patmos, de 2017. O suposto ciclo de lavagem de dinheiro investigado envolvia a remessa de recursos desviados dos fundos de pensão para empresas de fachada nos Estados Unidos.

Na CPI, o relatório de Sérgio pediu o indiciamento de 146 pessoas suspeitas de envolvimento em esquemas de corrupção nos fundos investigados.

Reportar Erro