Conquista inegociável

Oito partidos prometem oposição a quem combater direito ao voto

Presidentes de partidos defendem sistema eleitoral brasileiro como moderno, célere, seguro e auditável

acessibilidade:
Foto: Roberto Jayme/Ascom TSE

Presidentes de oito partidos políticos emitiram neste sábado (10) uma nota em que demonstram total confiança no sistema eleitoral brasileiro. Como parte das reações à sinalização do presidente da República Jair Bolsonaro de que não haverá eleições em 2022, sem garantia de eleições limpas, os líderes partidários afirmam que defenderão de forma intransigente o direito ao voto e farão firme oposição a quem se colocar contra o direito de livre escolha do cidadão.

A nota intitulada “Em defesa dos valores democráticos” é assinada pelos seguintes líderes partidários nacionais: ACM Neto (Democratas), Baleia Rossi (MDB), Bruno Araújo (PSDB), Eduardo Ribeiro (NOVO), José Luís Penna (PV), Luciano Bivar (PSL), Paulinho da Força (Solidariedade) e Roberto Freire (Cidadania).

O grupo defende o sistema eleitoral do Brasil como moderno, célere, seguro e auditável. E classificam a democracia como inegociável, por ser uma das mais importantes conquistas do povo brasileiro.

Leia a íntegra da nota:

EM DEFESA DOS VALORES DEMOCRÁTICOS

A Democracia é uma das mais importantes conquistas do povo brasileiro, uma conquista inegociável. Nenhuma forma de ameaça à Democracia pode ou deve ser tolerada. E não será.

Nas últimas três décadas, assistimos a muitos embates políticos, tivemos a sempre salutar alternância de Poder, soubemos conviver com as diferenças e exercer com civilidade e responsabilidade o sagrado direito do voto.

Temos total confiança no sistema eleitoral brasileiro, que é moderno, célere, seguro e auditável. São as eleições que garantem a cada cidadão brasileiro o direito de escolher livremente seus representantes e gestores.

Sempre vamos defender de forma intransigente esse direito, materializado no voto. Quem se colocar contra esse direito de livre escolha do cidadão terá a nossa mais firme oposição.

ACM Neto (Democratas)

Baleia Rossi (MDB)

Bruno Araújo (PSDB)

Eduardo Ribeiro (NOVO)

José Luís Penna (PV)

Luciano Bivar (PSL)

Paulinho da Força (Solidariedade)

Roberto Freire (Cidadania)

Reportar Erro