Lançamento

Traumann mostra, em livro, por que ministro da Fazenda é o pior emprego do mundo

Jornalista que foi ministro de Dilma entrevistou 14 ex-ministros da Fazenda

acessibilidade:
Jornalista e ex-ministro de Comunicação Social do governo Dilma, Thomas Traumann, lança nesta quinta (20) em Brasília o livro "O pior emprego do mundo". Fotos: Divulgação.

O jornalista e ex-ministro de Comunicação Social do governo Dilma, Thomas Traumann, lança nesta quinta (20) em Brasília o livro “O pior emprego do mundo”, que aborda o jogo de poder na capital e o decisivo papel do ministro da Fazenda nos rumos econômicos do país.

Para traçar o panorama do milagre econômico vivido entre os anos 1960 e 1970 à recessão do século XXI, Traumann baseou a obra em extensas pesquisas e em entrevistas com 14 ex-ministros da Fazenda — entre eles Delfim Netto, Antonio Palocci, Guido Mantega e Henrique Meireles.

Eles, entre outros, ocuparam o cargo para em tese auxiliar o presidente, mas acabaram se tornando protagonistas das maiores decisões de inúmeros governos, como aponta o jornalista e ex-ministro.

“É um relato sobre o exercício do poder visto pelo recorte do cargo mais complexo da máquina pública, o do ministro da Fazenda. Responsável formalmente pela condução da política econômica e pela direção dos bancos estatais, o ministro da Fazenda exerce, na prática, a liderança de um primeiro-ministro. Com a peculiaridade de precisar de apenas um voto, o do presidente”, explica Traumann no prefácio.

O autor aborda as piores crises econômicas brasileiras das últimas cinco décadas e explica como o Brasil se tornou o país com a maior dívida externa do mundo. A influência dos protestos de 2013 na explosão do déficit das contas públicas também constrói a narrativa.

Traumann explica ainda como a economia foi decisiva para a deposição de Fernando Collor e Dilma Rousseff, mas salvou FHC, Lula e Michel Temer nas votações no Congresso.

Na próxima segunda (24) e na próxima quinta (27), Thomas Traumann lança os livros em Curitiba e no Rio de Janeiro, respectivamente.

Serviço
Lançamento do Livro “O pior emprego do mundo”
Onde: Saraiva do Brasília Shopping (SCN Quadra 05 Bloco A – Asa Norte);
Quando: quinta, 20 de setembro, às 19h;
Preço do livro: R$ 59,90.

Reportar Erro