Promessa de campanha

Novo presidente do México propõe o fim do próprio foro privilegiado

"Vamos acabar com a impunidade. O presidente vai poder ser julgado como qualquer outro cidadão", disse López Obrador

acessibilidade:
Lopez Obrador recebe apoio de mais de 90% dos mexicanos para permanência no cargo. Foto: Jonathan Miranda/Presidencia de la República

O novo presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse que enviou ao Senado uma proposta para acabar com a imunidade concedida aos presidentes do país. Esta é uma promessa de campanha do mexicano.

De acordo com a legislação atual, os presidentes só são julgados por atos que representam “traição à pátria” –o que não inclui crimes ligados à corrupção.

Parte inferior do formulário

“Hoje envio ao Senado o 1º projeto para reformar o artigo 108 da Constituição e suspender o foro do presidente da República. Vamos acabar com a impunidade estabelecida na Constituição. O presidente vai poder ser julgado como qualquer outro cidadão, por qualquer outro delito”, disse López Obrador.

O presidente esquerdista lembrou que desde 1917 os chefes de Estado mexicanos só podem ser julgados pelo “delito de traição à pátria”, lamentando que fiquem livres do julgamento por corrupção.

As chances da proposta ser aprovada no Congresso são altas, segundo o presidente. Seu partido, o Morena (Movimento Regeneração Nacional), forma maioria tanto na Câmara quanto no Senado mexicanos.

Outras ações do presidente na 1ª semana de mandato foram colocar à venda o avião presidencial e rejeitar a mudança para o palácio presidencial.

Reportar Erro