Risco de desabamento

Novacap vai usar liga de carbono para recuperar Rodoviária do Plano Piloto

Trânsito no local está interditado por risco de desabamento da estrutura

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De acordo com a publicação, a ANTT transfere ao GDF as autorizações das sete operadoras que atuam nas 396 linhas de 11 cidades. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

A Novacap usará fibra de carbono na reestruturação das 180 vigas de sustentação da plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto. Considerado mais resistente e econômico que o aço, o material aumentará em dez vezes a resistência da construção.

De acordo com o governo do DF, uma fissura que já era acompanha por órgãos técnicos aumentou de tamanho, causando preocupação. Foi identificada a necessidade de reparos e manutenção “urgentes” na construção.

O custo da obra está previsto em R$ 6 milhões. A expectativa do governo é que o uso de fibra de carbono minimize o tempo de execução das obras no local, de aproximadamente três meses. O GDF afirma que, com as ligas de aço, a obra duraria em torno de um ano e exigiria também a interdição da plataforma inferior. Os trabalhos de reestruturação devem começar em 15 dias.

O local teve o trânsito interditado nesta quarta (26), devido ao risco de desabamento da estrutura. A interdição é total no sentido norte-sul, entre o Conjunto Nacional e o Conic. Já no sentido sul-norte, está proibida apenas a circulação de veículos pesados.

Eixão Sul

Em fevereiro do ano passado, parte do viaduto do Eixão Sul, próximo à Galeria dos Estados, desabou; ninguém ficou ferido. À época, o GDF assumiu que o motivo para o desabamento era falta de manutenção na estrutura.

As obras de reconstrução do local, que custaram R$ 12 milhões aos cofres públicos, só ficaram prontas em junho deste ano. O restante da obra que ainda não foi finalizada estava prevista para ser entregue nesta última semana do mês, de acordo com o GDF.

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