'Sem divisão'

Na Bahia, Bolsonaro diz amar o Nordeste e ter filha com sangue de ‘cabra da peste’

Presidente exaltou igualdade entre brasileiros e negou preconceito regional

acessibilidade:

Ao inaugurar nesta terça (23) o novo Aeroporto de Vitória da Conquista, no interior da Bahia, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) declarou que ama o Nordeste, que tem sangue de “cabra da peste” na família. E disse que faz um governo sem divisão por região.

“Eu amo o Nordeste. Afinal de contas, a minha filha tem em suas veias sangue de cabra da peste. Cabra da peste de Crateús, o nosso estado mais para cima, o nosso Ceará. Não estou em Vitória da Conquista. Não estou na Bahia, nem no Nordeste. Estou no Brasil. Não há divisões entre nós: [por] sexo, raça, cor, religião ou região. Somos um só povo, uma só raça, um só ideal e um só objetivo: colocar esse grande país no lugar de destaque que ele merece”, disse o presidente, no discurso para uma plateia de convidados.

Essa foi a primeira visita do presidente à região após ter sido divulgado um vídeo em que Bolsonaro usa termo o pejorativo “paraíba” para criticar governadores nordestinos e diz que “não tem que ter nada para” o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB).

Alimentando a disputa pela paternidade da obra de R$ 105 milhões, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), não apareceu no evento e vetou a participação da Polícia Militar da Bahia na segurança do ato de inauguração. A obra executada pelo governo da Bahia em parceria com a União, tendo mais de 70% de recursos federais liberados nos governos passados de Dilma Rousseff (PT) e de Michel Temer (MDB), e mais R$ 31 milhões de recursos estaduais.

O desfalque na segurança foi criticado por Bolsonaro e pelo rival de Rui Costa, o prefeito de Salvador ACM Neto, que chamou o petista de “raivoso e recalcado”.

O aeroporto foi batizado pelo Governo da Bahia com o nome do cineasta baiano Glauber Rocha (1939-1981), cuja filha e cineasta Paloma Rocha também cancelou a participação que faria na inauguração do aeroporto, em protesto contra o que chamou de ameaça do governo Bolsonaro ao cinema nacional e à Ancine (Agência Nacional de Cinema).

Nascido em Vitória da Conquista, onde passou parte da infância, Glauber foi um dos idealizadores do Cinema Novo e dirigiu filmes como “Terra em Transe” e “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, este último indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes. (Com informações da Agência Brasil e Folhapress)

Reportar Erro