Paraná Pesquisas

Pesquisa mostra que só 9% se acham ‘muito informados’ sobre reforma da Previdência

Do total dos basileiros, 45,1% acreditam estar 'pouco informados'

acessibilidade:
Para participar da seleção, os colégios públicos devem ter de 500 a mil alunos do 6º ao 9º ano Foto: Renato Alves

Um levantamento da Paraná Pesquisas aponta que apenas 9% dos entrevistados se consideram “muito informados” sobre a reforma da Previdência, atualmente na segunda etapa de sua tramitação na Câmara dos Deputados.

Já os que se consideram “informados” são 24,9%; acreditam estar “pouco informados” 45,1% dos entrevistados. Se dizem “nada informados” 15,7% dos brasileiros questionados no levantamento. Do total, 4,4% não souberam responder ou não responderam.

Fonte: Paraná Pesquisas

O levantamento da Paraná Pesquisas foi realizado com brasileiros de 16 anos ou mais em 26 Estados e Distrito Federal e em 168 municípios brasileiros entre os dias 30 de abril a 03 de maio. Ao todo, foram entrevistadas 2.020 pessoas.

Tramitação

A PEC sobre a reforma da Previdência está, atualmente, sob análise da comissão especial criada para o debate do tema na Câmara da Deputados. O texto foi entregue à Casa em fevereiro.

Antes de chegar à comissão especial, a reforma foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) por 48 votos a 18. A passagem do texto pelo colegiado foi marcado por atrasos e até por um bate-boca entre parlamentares e o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Se aprovado pela comissão especial, a proposta vai ao Plenário da Câmara, onde precisa ser aprovada em dois turnos por 308 dos 513 deputados. Caso o cenário seja o de aprovação, o texto segue para o Senado.

A expectativa do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), é que a votação em Plenário ocorra até julho. Por isso, o presidente da comissão especial, o deputado Marcelo Ramos (PR-AM), afirmou que o parecer deve ser votado no colegiado até junho.

Reportar Erro