Esquema bilionário

MP confirma monopólio dos financiamentos de veículos denunciado pelo Diário do Poder

Senador Kajuru fez vídeo sobre ações para desmantelar esquema da B3, Tecnobank e políticos

acessibilidade:
Parecer da procuradora Renata Constante Cestari aponta conluio entre a B3/Bovespa com A Tecnobank.

O senador Jorge Kajuru (PSD-GO) divulgou vídeo em que explica o esquema bilionário, revelado na Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder em janeiro de 2018, envolvendo a B3 (bolsa de valores de São Paulo), a empresa Tecnobank e outros políticos para garantir o monopólio dos financiamentos de veículos no estado de São Paulo.

Em junho, o conselheiro Dimas Ramalho, do Tribunal de Contas de SP, passou a examinar a denúncia e pediu parecer do MP de Contas citado por Kajuru. O parlamentar garante que o processo andou após conversa com o presidente Jair Bolsonaro. “Apenas 20 dias depois”, diz no vídeo.

E julho, o TCE do Paraná determinou o descredenciamento imediato da Tecnobank após verificar “evidente monopolização”. “A Tecnobank aproveita-se da relação com a B3 para realizar registros de forma automática”, explicou o conselheiro Ivan Bonilha.  Minas e Pernambuco seguiram o mesmo caminho, Santa Catarina ainda investiga a situação no estado.

De acordo com a denúncia encaminhada ao Conselho Nacional de Trânsito, a B3, que mantém o monopólio dos gravames e lhe rende cerca de R$ 1 bilhão por ano, não poderia atuar no mercado de registro dos financiamentos. Para burlar a resolução do Contran, a B3 usava a Tecnobank como “laranja” para efetuar os registros obrigatórios dos contratos de financiamentos de veículos.

A burla se tornou possível com base em uma nota técnica do então diretor do Denatran Maurício Pereira, que depois de habilitar o esquema foi nomeado diretor do Detran-SP pelo governador João Dória em janeiro.

Demitido na semana passada, Pereira tem usado a declaração ao lado para comprovar sua idoneidade.

Graças ao esquema, a Tecnobank fez mais de 2,5 milhões de registros de contratos de financiamento, faturando R$ 400 milhões em menos de dois anos.

Reportar Erro