Por 30 dias

Moro autoriza atuação da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária no Pará

O ministro da Justiça atende ao pedido do governador Helder Barbalho

acessibilidade:
Sérgio Moro, ex-juiz titular da 13ª Vara Federal de Curitiba - Foto: Agência Brasil.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, autorizou a atuação da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) no estado do Pará pelo período de 30 dias. A portaria nº 676 será publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (31).

A decisão atende a um pedido do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB). A Força Tarefa de Intervenção Penitenciária, coordenada pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), atuará em atividades de guarda, vigilância e custódia de presos. A operação terá o apoio logístico dos órgãos de administração penitenciária e segurança pública do Pará.

Moro utilizou seu perfil no Twitter para fazer o anúncio. “Há ainda presídios naquele Estado que serão brevemente finalizados, melhorando o cenário. Vamos ajudar”.

O número de profissionais a ser disponibilizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública obedecerá ao planejamento definido pelos entes envolvidos na operação. Por questões de segurança, não são informados detalhes sobre efetivo. A portaria entra em vigor na data de sua publicação.

É provável que os policiais da força-tarefa vão atuar em atividades de vigilância e custódia dos presos da penitenciária e segurança pública do Pará.

Reportar Erro