Pós-eleição

Ministros do DEM escaparão da ‘vassourada’ da reforma na Esplanada

Tereza Cristina (Agricultura) e Onyx Lorenzoni (Cidadania) são considerados 'imexíveis'

acessibilidade:
Ministros Onyx e Tereza Cristina, em reunião no Planalto em maio de 2020. Foto: Marcos Corrêa/PR
Ministros Onyx e Tereza Cristina, em reunião no Planalto em maio de 2020. Foto: Marcos Corrêa/PR

A reforma ministerial prevista para depois das eleições no Congresso deveria começar pela demissão dos ministros do DEM, mas o problema é que ambos são leais ao presidente e considerados muito eficientes e: Onyx Lorenzoni (Cidadania), amigo e afilhado de Jair Bolsonaro, e a admirada ministra da Agricultura, Tereza Cristina, são “imexíveis”.

Eles até retomaram os mandatos na Câmara para enfrentar a direção do DEM e votar em Arthur Lira (PP), amanhã (1º), contra Baleia Rossi (MDB). A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Onyx e Tereza Cristina não estão sozinhos no DEM, apoiando Arthur Lira. Ao menos 17 deputados do partido seguirão o mesmo caminho.

O DEM é o mais bem aquinhoado com cargos, mas, sob pressão de Rodrigo Maia, inimigo de Bolsonaro, declarou-se “independente”.

O líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), cobrou esta semana a definição do governo: “o DEM é independente com cargos?”

Bolsonaro deseja recuperar o tempo perdido, cercando-se de ministros comprometidos e que ajudem na aprovação de reformas, no Congresso.

Reportar Erro