MCTIC

‘Ideia é colocar a tecnologia na frente de combate’, afirma Marcos Pontes

Astronauta participou de cerimônia de transmissão do cargo de ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

acessibilidade:
Ministro Gilberto Kassab participa de ato simbólico de transmissão do cargo de ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações a Marcos Pontes. Foto: Ricardo Fonseca/MCTIC.

O astronauta Marcos Pontes participou na manhã desta quarta (2) da cerimônia de transmissão de cargo de ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações ao lado do até então ministro da pasta Gilberto Kassab.

À frente do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Pontes falou sobre a importância de aliar o uso da tecnologia à melhora na qualidade de vida da população brasileira.

O ministro escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro destacou ainda o trabalho do ministério no incentivo de jovens do ensino fundamental e médio por carreiras ligadas à área de ciência e tecnologia. Pontes falou ainda sobre o investimento em pesquisas no país. “Uma pesquisa básica forte é importante. Gostaria muito de ver brasileiros na primeira página de jornais por causa de seus trabalhos”, declarou durante entrevista coletiva.

Já em relação a inovação, Marcos Pontes afirmou que o país está muito atrás e que espera trazer mais investimento do setor privado para esta área. Pontes disse ainda que pretende fazer um trabalho mais próximo aos parlamentares “para eles verem a importância [da pasta] e ajudem no orçamento necessário”.

Pontes ressaltou ainda seu compromisso com o uso da internet por todo o país. “Me preocupa levar banda larga ao país inteiro. É importante para as escolas e para as famílias”, declarou.

“Com muita boa vontade e muita competência dentro da equipe, tenho certeza que vamos vencer esse desafio”, declarou o ministro.

Estrutura da pasta

Na área da comunicação, o ministério irá continuar com as duas secretarias, uma de telecomunicação e outra de radiodifusão. Já na área de ciência, tecnologia e inovação, foi criada uma nova secretaria de tecnologias aplicadas para que se faça cooperação com as demais pastas para solucionar problemas da sociedade. Pontes exemplificou falando das áreas de saneamento básico e da segurança pública.

“A ideia é colocar a tecnologia na frente de combate junto com todos os outros setores do país”, afirmou o ministro.

Reportar Erro