Cidadania e tietagem

Mauricio de Sousa leva frenesi à Câmara, ao inaugurar exposição

Tumulto foi causado por fãs da Turma da Mônica, lançada há 49 anos

acessibilidade:
Fãs de Maurício de Souza causaram tumulto na Câmara dos Deputados. (Foto: João Carlos da Silva)

A presença do criador da Turma da Mônica na abertura da exposição sobre campanhas institucionais ilustradas pelos seus personagens ao longo de décadas levou tumulto aos corredores da Câmara dos Deputados, na tarde desta quarta-feira (20).

A exposição “Mauricio de Sousa: Imaginação a serviço da sociedade” foi inaugurada no fim da tarde, no corredor de acesso ao plenário, que foi todo decorado com seus personagens. E logo concentrou dezenas de fãs, que se amontoaram para conhecer o pai da revistinha lançada há 49 anos.

O desenhista foi bastante requisitado, não apenas para concessão de entrevistas, mas por pessoas de todas das gerações que curtiram e ainda curtem; fez várias selfies e conversou sobre política com alguns parlamentares.

A mostra, realizada em parceira entre a Câmara e o Instituto Maurício de Souza (IMS), traz histórias da Turma da Mônica que fizeram parte de mais de 200 campanhas institucionais, com temas como direito das crianças, inclusão, diversidade, ética e cidadania. E ainda destaca histórias desenvolvidas em parceria com a Câmara, sobre a importância do voto e da participação na vida pública.

Maurício de Souza movimentou bastidores da Câmara. (Fotos: João Carlos da Silva)

As visitações da mostra prosseguem até 11 de abril, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Fundado em 1997, o IMS realiza projetos, campanhas e ações sociais focados na construção de conteúdos que, por meio de uma linguagem clara e lúdica, estimulam o desenvolvimento humano, a inclusão social, o incentivo à leitura, o respeito entre as diferenças, a formação de cidadãos conscientes e conhecedores de seus deveres e direitos.

Mauricio de Souza atrai atenções na Câmara dos deputados. Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Reportar Erro