Sem avisar o ministro

Presidente do Inep é demitido por suspender avaliação de alfabetização

Marcus Vinicius Carvalho Rodrigues não teria informado ao ministro da Educação sobre o cancelamento da avaliação

acessibilidade:

O professor Marcus Vinicius Carvalho Rodrigues foi demitido nesta terça (26) do cargo de presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A portaria assinada pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União.

O ex-presidente do Inep assinou na segunda (25) uma portaria com novas regras do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Entre as determinações estava a suspensão da avaliação da alfabetização de crianças até 2021. Após polêmica, a portaria foi anulada nesta terça. Rodrigues não teria informado o ministro da Educação, Ricardo Vélez, sobre o cancelamento.

Rodrigues assumiu o cargo no último dia 22 de janeiro, em substituição a Maria Inês Fini, que ocupava a presidência do Inep desde 2016.

Doutor em Engenharia da Produção e mestre em Administração de Empresas, Rodrigues foi professores da Fundação Getúlio Vargas.

O Inep é vinculado ao Ministério da Educação e responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). (Com informações da Agência Brasil)

Reportar Erro