Líderes mundiais

Marcha contra cúpula do G7 reúne milhares de pessoas na França

Protestos pedem atenção de membros do grupo para Amazônia

acessibilidade:
Os rostos dos líderes participantes do G7, reproduzidos na areia pelo artista Sam Dougados, são vistos em praia de Biarritz.

Milhares de pessoas participaram na manhã deste sábado (24) de uma marcha organizada por diversos coletivos sociais contra a cúpula do G7, em Biarritz, no sudoeste da França. Os manifestantes cruzaram a fronteira entre Espanha e França em um ambiente pacífico e festivo.

A marcha contra as políticas liberais do G7 desenvolveu-se entre as localidades fronteiriças de Hendaya, na França, e Irún, na Espanha, próximas a Biarritz, sem que se registrassem incidentes durante o percurso.

Segundo os organizadores, participaram da marcha cerca de 15 mil pessoas. Fontes oficiais francesas, entretanto, estimaram em 9 mil o número de manifestantes.

A manifestação caracterizou-se pelo caráter pacífico, depois da detenção, na noite passada, de 17 pessoas e de quatro policiais terem sofrido ferimentos leves em distúrbios ocorridos localidade basco-francesa de Urrugne.

As autoridades espanholas e francesas chamaram a atenção, há dias, para a possibilidade de elementos violentos contrários ao sistema se infiltrarem no movimento com a intenção de provocar incidentes, embora os promotores da iniciativa tenham reiterado, desde segunda-feira (19), que todas as suas atividades seriam pacíficas.

Amazônia

Manifestantes também levaram a Amazônia como tema dos protstos. Os incêndios estão devastando grandes áreas da floresta, que é considerada vital contra as mudanças climáticas.

“Chefes de Estado, a Amazônia está queimando. Aja agora”, dizia um cartaz. Os manifestantes marcharam sob o céu azul-claro de verão de Hendaye para a cidade de Irun, na Espanha, a cerca de 30 km ao sul do local do G7 em Biarritz.

Reportar Erro