Condenado por improbidade

Justiça impugna candidatura do ex-senador Lindbergh Farias a vereador do Rio

A defesa do candidato nega irregularidades e disse que vai recorrer da decisão

acessibilidade:
Na época da denúncia, o ex-senador declarou que as investigações iriam esclarecer os fatos e que o único desfecho possível para o caso seria o arquivamento. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

A Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro impugnou a candidatura do ex-senador Lindberg Farias (PT) ao cargo de vereador do Rio de Janeiro. O pedido foi feito pelo Ministério Público Eleitoral.

O motivo do requerimento é a condenação de Lindberg pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro pela distribuição de leite em caixas com logotipo de sua gestão, quando era prefeito de Nova Iguaçu e candidato a reeleição entre 2007 e 2008. Há suspeitas ainda de lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito. O petista acabou se reelegendo ao cargo no Executivo Municipal no pleito de 2018.

O relator do caso no TJ-RJ, desembargador Fábio Dutra, destacou que é proibida a publicidade em órgãos públicos que configure promoção pessoal.

A defesa do ex-senador negou as acusações e disse que a imagem era referente à prefeitura e não a figura dele como candidato. A defesa afirmou que vai recorrer para viabilizar a candidatura de Lindbergh Farias à Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Reportar Erro