Chega de folga

Justiça do Trabalho determina que metroviários encerrem a greve no DF

Funcionários estão sem trabalhar há 76 dias e tiveram o ponto cortado por decisão do TST

acessibilidade:
Funcionários estão sem trabalhar há 76 dias e tiveram o ponto cortado por decisão do TST. Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/EBC

A Justiça do Trabalho do Distrito Federal determinou hoje (16) que os metroviários voltem ao trabalho a partir de 0h desta quinta (18). Os funcionários do Metrô-DF estão em greve há 76 dias.

A medida foi determinada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) ao julgar o dissídio coletivo da categoria. Durante o processo, não houve acordo entre os grevistas e a direção do Metrô.

Na decisão, os desembargadores reconheceram que a greve não foi abusiva e que os dias em que houve paralisação não devem ser descontados dos salários dos trabalhadores. Apesar disso, uma liminar do Tribunal Superior Eleitoral manteve os pagamentos cortados até que seja analisado o mérito.

Os funcionários do metrô estão em greve por tempo indeterminado. O sindicato da categoria pede a manutenção do acordo coletivo, pagamento de retroativos e o reconhecimento da jornada de trabalho dos pilotos, que já é aplicada desde 2010, segundo os trabalhadores.

Durante a paralisação, o metrô está funcionando com frota de trens reduzida. Por determinação da Justiça Trabalhista, 80% dos vagões devem circular nos horários de pico e 30%, nos demais horários. (Com ABr)

 

Reportar Erro