Eleição nesta sexta

Jurista fala em voto aberto no Senado para evitar o que há de mais sinistro e corrupto

Carvalhosa pede que senadores declarem voto para presidente do Senado

acessibilidade:

O jurista Modesto Carvalhosa usou as redes sociais nesta quinta (31) para pedir que a população pressione os senadores para que a votação para a presidência do Senado ocorra por meio da declaração de voto.

“É muito importante que na eleição para a presidência e mesa do Senado Federal haja a declaração de voto de todos os senadores para que se evite a eleição do que há de mais sinistro e mais corrupto para a direção daquela Casa”, afirmou o jurista no vídeo divulgado.

Atualmente, a escolha dos parlamentares para a composição da Mesa Diretora da Casa é feita por meio de voto secreto. O assunto chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF), onde o ministro e presidente da Corte, Dias Toffoli, manteve votação secreta neste caso. Segundo o ministro, “inexiste necessidade de controle externo sobre a forma de votação adotada para sua formação”.

A eleição para a presidência do Senado acontece nesta sexta (1º), com a volta dos parlamentares ao trabalho após o recesso de fim de ano. Para ser eleito para a Presidência do Senado, o candidato precisa do voto de 41 dos 81 senadores.

Estão concorrendo à presidência da Casa os senadores Alvaro Dias (Pode-PR); Renan Calheiros (MDB-AL); Tasso Jereissati (PSDB-CE); Davi Alcolumbre (DEM-AP); Major Olímpio (PSL-SP); Simone Tebet (MDB-MS); Esperidião Amin (PP-SC); Reguffe (sem partido-DF) e Ângelo Coronel (PSD-BA).

Ainda nesta sexta ocorre a eleição para a primeira e segunda vice-presidência das Casas, quatro secretarias e suas respectivas suplências. Os senadores eleitos no ano passado tomam posse em cerimônia às 15h.

Confira o vídeo na íntegra:

#RenanNão e #RenanNever

Uma campanha contra o senador reeleito Renan Calheiros, que concorre à presidência do Senado, está entre os assuntos mais falados no Twitter, na manhã desta quinta (31). O alagoano é considerado com um dos mais beneficiados com o voto secreto para o cargo a qual é candidato.

Há dois meses, no site Change.org, uma petição é contra Calheiros como presidente do Senado. “Renan Calheiros não nos representa, representa a velha política”, diz a descrição do abaixo-assinado.

Reportar Erro