EUA no Brasil

Trump pode vir à posse, mas aguardado mesmo é o secretário de Estado

Limusines blindadas e seguranças dos EUA foram enviados a Brasília

acessibilidade:
Mike Pompeo (esq) terá reunião com Bolsonaro sobre as crises na Venezuela e Nicarágua

Ainda não é oficial, mas todos os indícios apontam para a presença do presidente Donald Trump na posse do presidente Jair Bolsonaro, dia 1º. Está em Brasília o escalão precursor do serviço secreto americano, que cuida da segurança presidencial, e seis veículos blindados para uso da comitiva, trazido por aviões de carga da US Air Force. Trump pode até não vir, mas estão criadas as condições para isso. Por enquanto, o governo brasileiro conta com a presença de Mike Pompeo, secretário de Estado, representando Trump. A informação é de Cláudio Humberto, colunista do Diário do Poder.

Futuro ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), o general Augusto Heleno prioriza agora os preparativos para a posse.

Veículos blindados da comitiva têm a resistência de tanques de guerra. E são dotados até de metralhadora capazes de cortar blindagem.

A eventual confirmação da presença de Trump pode provocar uma revoada de chefes de Estado e de governo para a posse de Bolsonaro.

Posse presidencial no Brasil foi esvaziada após mudar para 1º de janeiro, quando até os presidentes preferem estar com suas famílias.

Reportar Erro