Limpeza urbana

Ibaneis quer trocar carroças por triciclos motorizados nas ruas do Distrito Federal

O Governo do DF vai dar, aos carroceiros, condições de financiamento para compra dos tuk-tuks

acessibilidade:
Outro objetivo é dar um fim ao uso de animais como meio de transporte no Distrito Federal Foto: Renato Alves

Em busca de reforço e qualificação no serviço de limpeza urbana do Distrito Federal, o governador Ibaneis Rocha pretende tirar as carroças das ruas, e trocá-las por triciclos motorizados, os tuk-tuks. A declaração ocorreu nesta sexta-feira (25), durante a inauguração do 10º Papa Entulho, na Ceilândia. “Temos que evoluir para acabar com as carroças. Qualificar esses que prestam serviço de carroceiro. Vamos trabalhar para que, no final do mandato, não tenhamos mais carroças nas ruas, e sim veículos motorizados”.

Objetivo do Governo do Distrito Federal é tirar esses profissionais da irregularidade, treinando e orientando essas pessoas para um trabalho e conjunto com o governo, para a limpeza das ruas, com os descartes de entulhos sendo feitos em pontos determinados.

Para aquisição dos tuk-tucks os profissionais poderão contar com um financiamento junto ao BRB. “Vamos qualificar essas pessoas e dar instrumentos, cadastrando todos os carroceiros e fazendo um projeto inovador nessa área. Vamos entrar com o Banco Regional de Brasília (BRB) financiando esses automóveis (triciclos) para que todos possam ter condições [de trabalho], sendo cadastrados no Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e jogando o lixo nos pontos de coleta”. O GDF também pretende ajudar no financiamento para a aquisição da carteira de motorista (CNH).

Papa Entulho

Nesta manhã, Ibaneis esteva na Ceilândia para acompanhar a entrega do 10º Papa Entulho, equipamento para recebimento de até um metro cúbico de restos de obras, podas de árvore, materiais recicláveis entre outros. O investimento do GDF foi de cerca de R$ 173 mil. A intenção do governo é que o número chegue a 64 aparelhos para, assim, reduzir a quantidade de lixo no Distrito Federal, principalmente nas áreas mais carentes.

O GDF entende que é preciso oferecer à população da região um local adequado para a destinação final de pequenos volumes de entulhos, diminuindo os pontos sujos da cidade.

Reportar Erro