Governo do DF

Ibaneis quer administradores regionais vinculados às respectivas cidades

Câmara derruba veto de Rollemberg e impõe lista tríplice de candidatos

acessibilidade:
Ibaneis Rocha e o filho João Pedro, 13, um apaixonado pela política, posam com Jair Bolsonaro.

O governador eleito Ibaneis Rocha (MDB) afirmou esta manhã que não conhece o teor do projeto aprovado pela Câmara Legislativa sobre a escolha de administradores regionais, mas aditou: “Somente farei se não for eleição”. O projeto teve o veto do atual ocupante do cargo Rodrigo Rollemberg (PSB) derrubado pela Câmara Legislativa nesta quarta-feira (12).

Ibaneis esclareceu sua posição em mensagem enviada por Whatsapp ao jornalista Cláudio Humberto no momento em que ele comentava o assunto no programa Gente Brasília, da rádio BandNews FM: “Aceito e quero a participação da população e das entidades associativas na escolha dos administradores”, mas concorda que eleição de administrador regional é impraticável,

O governador eleito adiantou ainda o princípio fundamental que utilizará na escolha desses auxiliares, que são fundamentais na gestão do DF: “Quero a identidade do administrador com a comunidade”.

O projeto, de autoria do deputado Chico Vigilante (PT), na verdade prevê eleição indireta dos administradores, e foi vetado por Rollemberg após sucessivos adiamentos, desde fevereiro deste ano. A lei a ser promulgada prevê a participação de qualquer eleitor inscrito na seção eleitoral da respectiva região administrativa, mas decisão final caberá ao governador.

De acordo com a lei, todo esse processo deverá ser organizado e concluído nos três primeiros meses do mandato do governador e terá validade de quatro anos.

Ibaneis Rocha foi o anfitrião nesta quarta (12), em Brasília, dos colegas eleitos de todo o País em mais uma edição do Forum de Governadores. Ele também se encontrou com o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), com quem posou para fotos ao lado do filho João Pedro, 13 anos, um apaixonado pela política.

A agenda de Ibaneis, nesta quinta, prevê almoço com o ministro Blairo Maggi (Agricultura). Ele se fará acompanhar de Eumar Novack, futuro secretário da Casa Civil do DF, e do adjunto Marcelo Cunha.

Reportar Erro