Ritmo histórico

Governo libera uso de mais 63 agrotóxicos; são 325 só neste ano

Ritmo de liberação no ano segue sendo o mais alto da série histórica

acessibilidade:

O Ministério da Agricultura liberou mais 63 agrotóxicos nesta terça-feira, 17. No total, a gestão de Jair Bolsonaro permitiu, desde o início do mandato, o uso de 325 novos produtos.

Assim, o ritmo de liberação deste ano segue sendo o mais alto da série histórica do ministério, iniciada em 2005.

Entre todos químicos liberados neste ano, 185 tem uso exclusivo na indústria e 140 são produtos formulados, vendidos para produtores rurais – apenas 14 destes são biológicos e orgânicos.

Nesta leva, 56 são genéricos de pesticidas que já existem no mercado. Outros cinco são novos produtos e dois são princípios ativos – que servem de base para os agrotóxicos.

Pela lista publicada hoje no Diário Oficial da União, estão na classificação toxicológica classe I (extremamente tóxicos), 10 na classe II (altamente tóxicos), 30 na classe III (medianamente tóxicos), estes três, enquadrados como produtos perigosos ao meio ambiente em relação ao potencial de periculosidade ambiental. Os outros da lista estão na classe IV (pouco tóxico), porém, também perigoso ao meio ambiente.

A liberação de agrotóxicos começou a subir em 2016, no governo de Michel Temer (MDB). Até 17 de setembro, foram 145 produtos liberados naquele ano – com parte das autorizações de Dilma Rousseff (PT), que teve o impeachment decretado no dia 31 de agosto –, seguido por 240 em 2017 e 309 no ano passado.

 

Reportar Erro