Melhor prevenir

Governo Ibaneis cria Grupo Técnico para vistoriar pontes e viadutos no DF

Objetivo é disseminar a cultura da manutenção, para evitar episódios como a queda do viaduto da Galeria dos Estados

acessibilidade:
Viaduto da Galeria dos Estados, no Eixo Rodoviário Sul Foto: Henrique Carvalho/ Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal anunciou nesta quarta-feira (6), um ano após a queda do viaduto sobre a Galeria dos Estados, no Eixão Sul, a criação de um Grupo Técnico para vistoriar os mais de 700 viadutos da capital federal.

Aprendendo com os erros das gestões passadas, objetivo dessa medida é disseminar a cultura da manutenção, conforme afirmação do secretário de Obras, Izidio Santos Junior. “Já é consenso entre os especialistas que a falta de manutenção foi um dos principais motivos para a queda do viaduto. Deixaremos de ser reativos”.

O grupo será composto por especialistas, por meio da parceria com o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF).

A responsável pela obra é a Via Engenharia, que venceu a licitação seis meses após o desabamento da via, na época o governo prometeu entregar a obra até dezembro do ano passado.

Porém a obra só teve início em novembro, e hoje, um ano após o desabamento do viaduto, somente 35% da obra está concluída.  A obra foi orçada em R$ 10,9 milhões.

A nova previsão de conclusão da obra é final de abril, e a revitalização da Galeria dos Estados em junho.

Viaduto sobre a Galeria dos Estados, no Eixão Sul, desabou em fevereiro de 2018. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília.

Relembre o caso

No começo da tarde do dia 6 de fevereiro de 2018, duas, das seis faixas, do Eixão Sul desabaram, devido à falta de manutenção na estrutura. Felizmente não houve feridos. Somente prejuízos materiais, para os comerciantes da Galeria dos Estados e os proprietários de quatro carros que estavam estacionados no local.

Reportar Erro