Inclusão social

Governo do Distrito Federal cria a Secretaria da Pessoa com Deficiência

Iolando Almeida (PSC) será o responsável pela secretaria que vai funcionar da Biblioteca Nacional

acessibilidade:
O governador Ibaneis Rocha destacou: “As pessoas com deficiência do Distrito Federal atravessaram décadas lutando pela existência dessa secretaria” Fotos: Renato Alves

O governador Ibaneis Rocha assinou o decreto de criação da Secretaria da Pessoa com Deficiência, nesta quarta-feira (11), durante cerimônia no Palácio do Buriti. A expectativa é que a secretaria beneficiará, aproximadamente, 650 mil pessoas.

Ibaneis ressaltou que a criação da secretaria é uma demanda antiga da população, e que sua relevância ocorre devido a importância de proporcionar um tratamento horizontal a esse público, além de incluir, em todos os programas do Governo do Distrito Federal (GDF), políticas e espaços destinados às pessoas com deficiência. “A criação dela é o primeiro passo de uma caminhada muito grande que vamos ter”.

A nova Pasta vai funcionar da Biblioteca Nacional e o deputado distrital Iolando Almeida (PSC) será o responsável pela secretaria. “Gostaria de agradecer àqueles que acreditaram nesse sonho. Muitos governos passaram e não construíram a secretaria. Ela vai ficar na história do país como a primeira criada no Distrito Federal”.

O novo secretário salienta que esse é um momento histórico para o DF. Almeida perdeu os movimentos do braço direito, gerando uma deficiência permanente, depois que sofreu um acidente de moto. Foi dele a iniciativa de criação da a União Brasileira de Pessoas com Deficiências (Ubrapod).

Reportar Erro