Wi-Fi Social

Governo do DF vai fornecer internet gratuita em diversos pontos de Brasília

Por meio do programa Wi-Fi Social serão 110 pontos de conexão na Capital Federal

acessibilidade:
As empresas com feedback negativo serão descredenciadas Foto: Tony Winston

O Governo do Distrito Federal (GDF) vai proporcionar para a população internet gratuita em 110 pontos de conexão espalhados por Brasília. Ação se dará por meio do programa Wi-Fi Social, que deve começar a funcionar dentro de 40 dias.

Áreas de grande fluxo de pessoas como a Rodoviária do Plano Piloto, estações de metrô, parques, feiras e hospitais serão contemplados. Os pontos foram escolhidos inclusive a partir de sugestões das administrações regionais com base no fluxo de cidadãos que transitam nas cidades.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Gilvan Máximo ressalta que objetivo é democratizar o acesso à internet. “Brasília será a primeira cidade inteligente do Brasil e da América latina. Isso é o que vamos fazer. É uma determinação do governador Ibaneis Rocha. Ele quer que sejamos uma cidade tecnológica”.

O serviço não terá custos para a administração pública, será implementado por meio de parceria com a iniciativa privada. As empresas credenciadas serão responsáveis pela conexão e manutenção dos pontos. Em contrapartida, vão poder exibir publicidade aos usuários no navegador e também nas placas e postes de identificação do programa.

Uma das regras estabelecidas pelo GDF é que o sinal cubra, no mínimo, 50% das áreas de parques e centros educacionais. Para outras localidades a cobertura será de 70%. Para cada usuário será ofertada a velocidade mínima da conexão de 512 kbps. As empresas com feedback negativo serão descredenciadas.

Reportar Erro