Janeiro Roxo

Governo do DF entra na campanha de combate e prevenção à Hanseníase

A iniciativa busca melhorar o controle da doença por meio da disseminação de informações

acessibilidade:
GDF descentraliza Ouvidoria para Administrações Regionais. Foto: Vinicius de Melo /GDF

Durante toda semana, quem passar na frente da sede do Governo do Distrito Federal (GDF) vai perceber que, o Palácio do Buriti, ganhou uma iluminação especial, em apoio a Campanha de Combate e Prevenção da Hanseníase, conhecida como Janeiro Roxo.

Infelizmente, a doença ainda representa um problema de saúde pública no Brasil. O Dia Nacional de combate a doença é celebrado, sempre, no último domingo do mês de janeiro.

Para conscientizar a população sobre, essa que é considera a doença mais antiga do mundo, a Lepra, a Secretaria de Saúde levou para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das regiões administrativas do Guará, Candangolândia, Park Way, Núcleo Bandeirantes, SIA, Estrutura e Riacho Fundo I e II, orientações sobre a prevenção, importância do diagnóstico precoce, tratamento e a superação do preconceito.

Nos locais, a Pasta disponibilizou além de banners explicativos, rodas de conversas e consultas individualizadas.

É importante ficar atento aos sintomas da doença que são: Aparecimento de manchas esbranquiçadas, amarronzadas ou avermelhadas na pele, perda de sensibilidade nesses locais, pele demasiadamente ressecada, sensação de formigamento, queda de pelos, dor e sensação de choque e fisgadas, tipo agulhadas, nos nervos das pernas e dos braços.

Vale lembrar, que a doença tem cura, e o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito em todo o país.

Reportar Erro