Negociação com Centrão

Governo põe chefe de gabinete de Ciro Nogueira para gerir bilhões do FNDE

Nomeação publicada hoje faz parte da estratégia de construção de base de sustentação no Congresso

acessibilidade:

A gestão do orçamento bilionário do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) foi entregue pelo governo do presidente Jair Bolsonaro ao chefe de gabinete do senador Ciro Nogueira (PP-PI), Marcelo Lopes da Ponte. A nomeação do novo presidente do FNDE foi publicada no “Diário Oficial da União” desta segunda-feira (1º), assinada pelo ministro da Casa Civil, general Braga Netto.

O homem de confiança do presidente nacional do PP assume o cargo que era ocupado por Karine Silva dos Santos, cuja exoneração também foi publicada hoje.

A nomeação acontece 13 dias depois de o ministro da Educação, Abraham Weintraub, incluir em sua agenda uma reunião como o líder dos partidos que integram o chamado “Centrão”, deputado Arthur Lira (PP-AL), e Marcelo Lopes da Ponte, para tratar do calendário do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Um dia antes, em 18 de maio, o governo nomeou um indicado do PL, Garigham Amarante Pinto, para o cargo de diretor de Ações Educacionais do FNDE.

A troca do comando do FNDE é a movimentação mais evidente da iniciativa do presidente Bolsonaro em negociar cargos do governo com partidos do Centrão, na Câmara dos Deputados. E já rendeu aos novos aliados postos importantes não apenas no FNDE, como em órgãos como o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), cuja direção foi entregue a Fernando Marcondes de Araujo Leão, indicado pelo grupo partidário.

O Centrão possui uma quantidade de parlamentares que pode ser decisiva em votações de interesse do governo no Congresso. E se tornou foco central da estratégia do presidente Bolsonaro para construir sua base de sustentação política capaz de evitar, por exemplo, a abertura de um processo de impeachment já cogitado pela oposição.

O FNDE é uma autarquia do Ministério da Educação que teve orçamento de cerca de R$ 55 bilhões previstos no ano passado. E executa uma série de programas de alcance nacional, como o Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD), o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Reportar Erro