Nesta terça

Governadores se reúnem em fórum para debater reforma da Previdência

Inclusão dos estados, DF e municípios na proposta que tramita na Câmara é o principal ponto de discussão

acessibilidade:
Governador eleito do DF, Ibaneis Rocha (MDB) e o filho no Fórum de Governadores. Foto: Reprodução

Os governadores se reúnem nesta terça (11) para debater a inclusão de estados, do Distrito Federal e de municípios na proposta da reforma da Previdência que tramita na Câmara dos Deputados.

O presidente da Comissão Especial da Reforma da Previdência na Câmara, deputado federal Marcelo Ramos (PR-AM), e o relator, Samuel Moreira (PSDB-SP), também participarão da reunião. É esperada ainda a presença do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Na última semana, governadores divulgaram uma carta de repúdio pela retirada de estados, do DF e municípios da reforma, já que a decisão causaria o agravamento na crise financeira que já se encontram os estados, considerada pelos governadores como “insustentável”.

Atualmente, de acordo com o documento, os regimes de aposentadoria dos servidores estaduais representam gasto de R$ 100 bilhões por ano, valor que pode quadruplicar até 2060.

A inclusão dos estados e municípios é vista com resistência por alguns parlamentares, que temem o desgaste político que a matéria considerada impopular causaria. De acordo com o relator da comissão especial, a Câmara está “bem dividida”.

Dados do Ministério da Economia apontam que, caso os estados e municípios permaneçam na reforma da Previdência, a economia seria de aproximadamente R$ 350 bilhões em dez anos.

Reportar Erro