Com Alcolumbre

Governadores e senadores debatem sobre o pacto federativo

Ibaneis destacou que essa pauta é recorrente em todas as reuniões do Fórum de Governadores

acessibilidade:
Esse não foi o primeiro encontro de governadores e senadores com Davi Alcolumbre Foto: Renato Alves

A residência oficial do Senado foi o ponto de encontro entre senadores e governadores nesta terça-feira (20), para discutirem sobre alternativas em busca de autonomia para os estados, entre elas, o pacto federativo.

Os governadores alegam que ao longo dos anos, houve aumento de obrigações estaduais e municipais em pontos básicos como educação, saúde e segurança, mas sem o acompanhamento devido na arrecadação.

Em relação ao pacto federativo, Ibaneis destacou que essa pauta é recorrente em todas as reuniões do Fórum de Governadores. “Essa defesa de investimentos que nós, governadores, temos feito foi muito debatida nos nossos fóruns”.

Esse não foi o primeiro encontro de governadores e senadores com Davi Alcolumbre (DEM-AP). Em maio, eles estiveram na residência oficial do Senado com o presidente Jair Bolsonaro para discutir o pacto federativo. Na ocasião, Bolsonaro recebeu em mãos a carta do Fórum de Governadores. O documento trouxe uma lista de seis pedidos dos gestores dos estados e do DF para a União, como o plano de equilíbrio fiscal, a instituição permanente do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb e a securitização de créditos.

Estiveram presentes na reunião, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha; do Ceará, Camilo Santana; do Pará, Helder Barbalho e do Piauí Wellington Dias. Além dos senadores Cid Gomes, Leila Barros e Kátia Abreu.(Com informações Agência Brasília)

Reportar Erro