União na segurança

Governador do DF reafirma compromissos com as Forças de Segurança

Ibaneis lançou o SOS Segurança programa para combater a criminalidade no Distrito Federal

acessibilidade:
Outra medida anunciada foi o convênio para o Projeto das Escolas Militares Foto: Renato Alves

Ao lançar o programa SOS Segurança na tarde desta sexta-feira (11), o governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha frisou a importância da união entre as Forças de segurança para o combate a criminalidade. “A partir desse momento, vocês estão empoderados para devolver à sociedade a segurança necessária”.

O programa será permanente e segue com um conjunto de medidas e metas, entre elas o pagamento de adicionais para policiais que trabalharem em dias de folga, a possibilidade de retorno de aposentados, abertura de novos concursos e a construção de outras delegacias. A previsão é de um investimento de R$ 300 milhões.

Entretanto, parte das propostas de Ibaneis necessitam do crivo da Câmara Legislativa do Distrito Federal, principalmente as partes que incluem policiais civis, a equiparação entre as polícias é um compromisso de campanha do governador. O projeto seja encaminhado para o Legislativo em breve.

Haverá também um  convênio para a realização do Projeto das Escolas Militares. Segundo Ibaneis Rocha, é importante retomar os valores cívicos para as crianças. De início, quatro escolas, em Ceilândia, Recanto das Emas, Estrutural e Sobradinho,  já funcionarão este ano com a participação da PM, em união com professores e com o sistema educacional.

O governador do DF  vai colocar à disposição das Forças, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, a defesa jurídica da Procuradoria do DF. “Todas as ações que tiverem participação das Forças terão a defesa do Estado. Eles agora vão trabalhar com segurança jurídica. Todos que agirem dentro da lei serão defendidos pelo DF”.

Na Praça do Buriti, Ibaneis reafirmou um compromisso de campanha, sobre devolver para a população as delegacias abertas no período de 24 horas.

Outro anúncio foi a nomeação de todos os aprovados nos concursos públicos ligados à segurança. Nessa proposta, Ibaneis incluiu os agentes penitenciários, e ressaltou que muitos estão sendo enviados pelo GDF para ajudar na crise do Ceará.

O governador Ibaneis não detalhou quais concursos estava se referindo e nem deu detalhes sobre o tamanho do cadastro reserva, a expectativa é que o levantamento seja divulgado na semana que vem.

Reportar Erro