Inclusão social

Governador do DF quer criar Secretaria das Pessoas com Deficiência

Ibaneis protocolou na Câmara Legislativa o projeto de lei que visa criar a nova Pasta

acessibilidade:
Ibaneis destacou que no DF, cerca de 20% da população possui algum tipo de deficiência Foto: Renato Alves.

O governador Ibaneis Rocha protocolou, nesta segunda (19), na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) um projeto de lei que visa criar a Secretaria das Pessoas com Deficiência. A proposta vai beneficiar cerca de 650 mil pessoas do Distrito Federal.

Ibaneis destacou que no DF, cerca de 20% da população possui algum tipo de deficiência.“Temos que ter um olhar diferenciado, como programas habitacionais, medidas na área da educação, saúde e segurança. É uma secretaria de humanidade, de carinho e aproximação”.

A pasta ficará sob o comando do distrital Iolando Almeida. “É uma pessoa que trabalha há mais 30 anos nessa área. Ele conhece sobre o assunto e vai nos aproximar dessas pessoas por meio de estudos e ações”, destacou Ibaneis.

Na exposição de motivos enviada à CLDF, o secretário adjunto Juliano Pasqual explica que a proposta é vinculada à Casa Civil e visa garantir atuação relacionada às políticas e ações voltadas às pessoas com deficiência, além zelar pelo cumprimento dos direitos e dos princípios estabelecidos pela política Distrital.

Na Câmara dos Deputados

Hoje, o tema também está sendo debatido na Câmara dos Deputados. Na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência os deputados federais discutiram os objetivos do Fórum de Inclusão das Pessoas com Deficiência no Distrito Federal.

Reportar Erro