Como está, é inviável

DF decide liquidar o Metrô após TRT mandar pagar dias que grevistas não trabalharam

Folha de pagamento chega a quase 140% de todas as receitas do Metrô-DF

acessibilidade:
O Metrô-DF deve ser concedido à iniciativa privada, mas as decisões Justiça do Trabalho tornam a empresa cada vez mais inviável - Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), decidiu decretar a liquidação do Metrô-DF, estatal tecnicamente quebrada, com folha de pagamento que corresponde a quase 140% da sua receita.

Apesar da situação financeira insustentável do Metrô, seus funcionários fizeram uma greve de dois meses, sob os auspícios da Justiça do Trabalho, para aumentar ainda mais os seus salários, que equivalem o triplo da media salarial, por exemplo, do Metrô de São Paulo.

Ibaneis tomou essa decisão, que vinha sendo amadurecida, após ser informado de mais uma sentença do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) favorável aos interesses dos funcionários, determinando o pagamento dos dias que eles não trabalharam.

O TRT decidiu mais uma vez em favor dos funcionários, como sempre o faz, apesar da vigência de uma liminar concedida pelo presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro João Batista Brito Pereira, autorizando o governo do DF a descontar os dias parados.

Reportar Erro