Cidadania

Futuro ministro anuncia os secretários Antidrogas, do Esporte e da Cultura

Como Bolsonaro, Osmar Terra usou o Twitter para fazer os anúncios

acessibilidade:

O futuro ministro da Cidadania, o deputado federal Osmar Terra (MDB-RS), por meio de sua conta no Twitter, anunciou nesta quinta-feira (20), o nome dos três secretários especiais que coordenarão os trabalhos nas áreas do Ministério. O deputado gaúcho também fez o anúncio de Tatiana Alvarenga, para a Secretaria Executiva da pasta.

Lelo Coimbra comandará a pasta de Desenvolvimento Social. O setor de Esportes ficará com o general do Exército, Marco Aurélio Vieira, e a área de Cultura, com Henrique Medeiros Pires. “Os três nomes têm experiência nas suas áreas e a minha confiança para realizarem um excelente trabalho no Ministério da Cidadania”, afirmou Terra.

Conheça os novos secretários:

Welington (Lelo) Coimbra
Nascido em Vitória, no Espirito Santo, Lelo Coimbra é graduado em Medicina Clínica pela Universidade Federal do Espírito Santo e é Sanitarista pela Universidade de São Paulo. Foi deputado Estadual pelo Espírito Santo por dois mandatos, deputado federal por três mandatos e vice-governador do Estado, além de secretário estadual de Educação do ES.

Lelo Coimbra também foi coordenador de campanha de vacinações na década de 80, atuou como auditor fiscal do Ministério do Trabalho e diretor da Fundação Jorge Duprat Figueredo-Fundacentro no Espírito Santo. Lelo ainda foi subsecretário de Estado da Saúde do ES, secretário municipal de Saúde de Vitória, delegado regional do Trabalho no ES.

Marco Aurélio Vieira
Natural de Forte de Coimbra (MT), Marco Aurélio Vieira é general da reserva do Exército Brasileiro desde 2002. O militar foi diretor-executivo de Operações dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, e participou do planejamento e execução do revezamento da Tocha Olímpica em 329 municípios brasileiros. Marco Aurélio é professor de Educação Física, paraquedista e foi técnico de Pentatlo Moderno, além de ter sido atleta de natação, polo aquático e ser considerado um dos melhores atletas da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em 1973. Atualmente, o general Marco Aurélio é consultor em organização e segurança de eventos esportivos.

Henrique Medeiros Pires
Desde 2016, Henrique Pires é chefe de gabinete do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), atuando na gestão de Terra.

Gaúcho, é graduado em Estudos Sociais pelo Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel – RS), com especialização em formulação de políticas públicas pela Universidade de Salamanca (Espanha). Henrique Pires também é jornalista e radialista.

Na UFPel, foi diretor do Departamento de Arte e Cultura e atuou na criação dos cursos superiores de Cinema e Animação e Teatro. Também foi secretário municipal da área e dirigiu fundações de cultura, entre elas o Instituto João Simões Lopes Neto. Pires ainda presidiu a extinta Fundapel e foi coordenador de feiras de livros, festivais de teatro, dança e artes visuais, e um dos responsáveis pela preservação de sítios históricos no Rio Grande do Sul.

Tatiana Alvarenga

Tatiana Alvarenga, atualmente é a Secretária Executiva do Ministério do Desenvolvimento. A economista também é formada pela Universidade Católica de Brasília, é especialista em Formulação de Políticas Públicas.

Tatiana atua há 18 anos na administração pública federal. Por 12 anos, trabalhou no Ministério da Saúde.  Além disso, por três anos e seis meses, foi supervisora dos Contratos no Hospital da Criança de Brasília.

Reportar Erro