Operação Sermão aos Peixes

Ex-secretário de Saúde do Maranhão é preso por suspeita de desvio de recursos públicos

PF aponta que membros da organização criminosa conseguiram cooptar servidores públicos para obter informações privilegiadas da investigação

acessibilidade:
Foto: Marcello Casal Jr/ABr/Arquivo

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta (18) uma operação contra desvios de recursos públicos na Saúde do Maranhão. Entre os alvos está o ex-secretário de Saúde do estado Ricardo Murad, que teve a prisão decretada.

Os agentes cumprem, ao todo, 19 mandados de busca e apreensão, oito de prisão temporária e um de prisão preventiva contra os envolvidos no esquema criminoso. As ações da segunda fase da Operação Sermão aos Peixes acontecem no Maranhão, Pará, Tocantins, Goiás e no Distrito Federal.

Após a primeira fase da operação, a PF constatou que membros da organização criminosa conseguiram cooptar servidores públicos para obtenção de informação privilegiada da operação, o que levou a destruição e ocultação de provas.

Um dos suspeitos chegou a violar medidas cautelares impostas pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), transferindo parte de seus bens para terceiros para que a perda ou bloqueio de tais bens não fosse decretada.

Os envolvidos no esquema podem responder pelos crimes de peculato, lavagem de dinheiro, organização criminosa, entre outros.

Reportar Erro