'Sem idiota útil'

Ex-ministro de Temer apoia atos pela educação e considera inaceitáveis ‘cortes na área vital’

Marx Beltrão diz que estudantes não são 'idiotas úteis' e merecem respeito

acessibilidade:

Ex-ministro do Turismo da época em que o ex-presidente Michel Temer (MDB) impôs um arroxo histórico de R$ 4,3 bilhões à educação, sem contar com a limitação da Emenda do Teto dos Gastos Públicos, o deputado federal Marx Beltrão (PSD-AL) declarou apoio aos protestos desta quarta-feira (15) em todo o Brasil, contra os cortes que estima ser de “30% nos investimentos no sistema público nacional de educação superior”. Para o deputado que coordena a bancada federal de Alagoas no Congresso Nacional, “os protestos em defesa da educação são justos porque não se pode aceitar cortes nesta área vital para o país”.

Em referência à reação do presidente Jair Bolsonaro (PSL), o deputado disse que os estudantes que protestaram não são “idiotas úteis” e merecem respeito. E cobrou sensibilidade do ministro da Educação Abraham Weintraub para entender que o Ministério da Educação “não deve ser palco de manobra política para se aprovar qualquer tipo de reforma” no Congresso Nacional.

Convocado a se explicar hoje, no plenário da Câmara dos Deputados, o ministro da Educação culpou os ex-presidentes Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB) pela necessidade de contingenciamento no ensino público.

“As manifestações são um direito dentro do regime democrático em que felizmente vivemos. Protestos pacíficos e organizados, ainda mais em defesa de um tema essencial como a defesa da educação, precisam do apoio de toda a sociedade. Independentemente do governo, reduzir investimentos neste segmento pode significar um enorme retrocesso”, disse o parlamentar alagoano.

Manifestações contra o corte na Educação

A democracia é o campo de luta do povo. E, nada mais justo e legítimo, que esse movimento dos estudantes, professores e profissionais da educação pública de ocupar hoje as ruas. Não somos um país de idiotas úteis. Todos querem saber os motivos, os critérios, os fundamentos desse corte linear de 30% da Educação, que praticamente inviabiliza o funcionamento de universidades e institutos federais. Na Câmara, não vamos permitir que o bloqueio de recursos da Educação sirva de pressão política para aprovação de propostas do governo. Educação é prioridade e não vamos aceitar esse desmonte, fruto de uma revanche ideológica! #MarxTrabalha#DeputadoDoPovo#TopadocomMarx

Posted by Marx Beltrão on Wednesday, May 15, 2019

 

Marx Beltrão protocolou na Câmara, na semana passada, um requerimento pedindo ao Ministério da Educação (MEC) e ao titular da pasta esclarecimentos sobre o bloqueio dos recursos para as universidades e os institutos federais de todo o Brasil.

“Precisamos ter respostas concretas e objetivas sobre o motivo e o critério para a realização destes cortes. Acompanhei a fala do ministro nesta quarta-feira no plenário da Câmara, e avalio que as explicações na foram convincentes. Precisamos avançar na educação nacional e não vejo cortes, sejam na educação básica, sejam na educação superior, como medidas mais oportunas neste momento”, concluiu Beltrão.

Reportar Erro