Mensalão tucano

Ex-governador Eduardo Azeredo deixa prisão, após STF mudar regra para 2ª instância

Político mineiro foi preso por condenação do TJMG na ação do mensalão tucano

acessibilidade:

Preso desde maio do ano passado pela condenação no mensalão tucano mineiro, o ex-governador de Minas Gerais, Eduardo Azeredo (ex-PSDB), foi libertado no início da noite desta sexta-feira (8), após o Tribunal de Justiça (TJMG) conceder alvará de soltura com base na mudança de entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a possibilidade de prisão de condenados em segunda instância.

Azeredo foi preso há um ano e meio, após execução da pena de 20 anos e um mês de prisão, confirmada pelo TJMG em agosto de 2017, em segunda instância, no processo do mensalão tucano em Minas. A condenação em primeira instância ocorreu em 2015, pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro.

No alvará de soltura, o juiz Marcelo Augusto Lucas Pereira destacou que a execução da pena é provisória, e durante toda a marcha processual, o direito à liberdade foi resguardado.

“Nesse contexto, a espécie encaixa-se perfeitamente aos limites do julgado pelo STF”, concluiu o magistrado, em sintonia com a decisão da maioria dos ministros do Supremo, que aplicou o princípio constitucional de que ninguém pode ser considerado culpado até o trânsito em julgado (quando acaba a possibilidade de recursos), e impediu a execução provisória da pena, preservando o princípio da presunção de inocência.

O ex-governador estava preso na sede do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, no bairro Funcionários, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte (MG).

Após um ano de prisão e mais de 30 anos de partido, Azeredo se desfilou do PSDB por iniciativa própria, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). (Com informações do G1)

Reportar Erro