Superministério

‘Está imbuído em servir a pátria’, diz Bolsonaro sobre Moro assumir o ministério da Justiça

Presidente diz que Mora vai combater a corrupção e o crime organizado

acessibilidade:
Segundo Bolsonaro, Moro está com muita vontade de levar à frente o combate à corrupção e ao crime organizado

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) deu entrevista à imprensa após o juiz Sérgio Moro aceitar seu convite para comandar o Ministério da Justiça que, no governo Bolsonaro, reunirá ainda a área de Segurança Pública, a Controladoria-Geral da União (CGU) e Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

“Ele falou o que gostaria de fazer lá dentro e queria meios e liberdade para perseguir uma agenda para combate efetivo da corrupção e do crime organizado, obviamente ao lado da Constituição e das leis”, afirmou.

Bolsonaro comentou ainda sobre o futuro da Operação Lava Jato após a saída de Moro. “Ele disse que a Lava Jato não será esquecida, até porque bons juízes temos no Brasil todo, e em especial em Curitiba, que acompanha esse caso. Ele agora não vai combater a corrupção só no âmbito da Lava Jato, mas no âmbito de todo o Brasil.” A operação deve ser comandada temporariamente pela juíza Gabriela Hardt, que hoje atua como substituta da 13ª Vara da Justiça Federal do Paraná.

Para Bolsonaro, a nomeação de Moro como chefe do Ministério da Justiça “quem ganha não é o governo Jair Bolsonaro, mas o Brasil com essa agenda extremamente positiva com um nome de peso, de uma pessoa que por si só com seu trabalho demostrou ao povo brasileiro que é possível sim combater um dos maiores males que temos na nossa nação, que é a corrupção.”

Moro terá liberdade para escolher nomes como o chefe da Polícia Federal e outros que tratarão de questões da segurança pública, assunto que no governo Bolsonaro será de responsabilidade do Ministério da Justiça. “Obviamente [segurança pública] não é uma especialidade dele, mas bem assessorado e com a inteligência que lhe é peculiar, ele tomará as decisões adequadas para essa área”, disse Bolsonaro.

O futuro ministro participará do processo de transição do novo governo, de acordo com o presidente eleito. Na próxima semana, Moro deve começar a ir atrás de nomes para compor a pasta.

Na nota divulgada pelo juiz, Moro afirma ter tomado a decisão com “pesar” por ter que abandonar 22 anos de magistratura. À imprensa, Bolsonaro reconheceu o peso da decisão do magistrado, mas afirmou que o brasileiro deve passar a admirá-lo mais após o anúncio.

“Eu o vi como se fosse um jovem universitário recebendo seu diploma. Ele está com muita vontade de levar avante a sua agenda. Isso me deixou muito feliz, porque afinal de contas o que mais aflige a população brasileira é a questão da corrupção. Ele agora atacará de forma global no Brasil e não apenas dentro da Lava Jato”, concluiu.

Reportar Erro