Sesmaria Alagoana

Esquema de fraude em licitação e lavagem de dinheiro é alvo de operação em Alagoas

Investigação aponta contratação direcionada de empresas para locação de veículos a municípios alagoanos

acessibilidade:
Veículos de luxo foram apreendidos para ressarcimento ao erário. Foto: Reprodução

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça (27), em parceria com a Receita Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU), a Operação Sesmaria Alagoana. O objetivo da ação apura a prática de fraudes à licitação; corrupção ativa e passiva; lavagem de dinheiro; e constituição de organização criminosa em municípios de Alagoas.

De acordo com as investigações, houve contratação direcionada de empresas para locação de veículos a municípios sem que essas possuíssem a frota necessária para o serviço contratado; emissão de notas fiscais relativas a abastecimentos não realizados; saques em espécie e na boca do caixa de conta das prefeituras para distribuição entre os membros do grupo criminoso.

Até o momento, a Polícia Federal estima que os contratos ilícitos envolvem aproximadamente R$ 80 milhões — desse total, R$ 10 milhões teriam sido desviados dos cofres públicos.

Os agentes cumprem 42 mandados de busca e apreensão, três de prisão preventiva e sequestro de bens móveis e imóveis nos municípios de Boca da Mata, Mata Grande, Branquinha, Campo Grande, Joaquim Gomes, Maravilha, Olho D´Água Grande, Pariconha, Rio Largo, São Luiz do Quitunde, Estrela de Alagoas, São Miguel dos Campos, Pão de Açúcar e Dois Riachos.

Carros de luxo e imóveis, incluindo fazendas, foram apreendidos pela Polícia Federal para ressarcir os danos causados pela organização criminosa. Bens móveis e imóveis foram adquiridos pelo grupo sem declaração à Receita Federal com o objetivo de ocultar a origem ilícita do dinheiro.

Reportar Erro