Encontro entre Bolsonaro e presidente chinês é cancelado por motivo logístico

acessibilidade:
Presidente da República, Jair Bolsonaro, durante recepção ao Presidente da República Popular da China, senhor Xi Jinping. Foto: Alan Santos / PR

O encontro entre o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, e o líder chinês Xi Jinping marcado para acontecer neste sábado (28) em Osaka, no Japão, precisou ser cancelado por motivos logísticos, de acordo com o porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros.

O atraso na agenda da comitiva chinesa teria gerado uma incompatibilidade com os compromissos de Bolsonaro. Segundo o porta-voz, há um horário marcado para a decolagem do voo de volta ao Brasil e ainda seria necessário ir ao hotel para fazer o fechamento.

A reunião seria o último compromisso de Bolsonaro no Japão, onde esteve para participar da Cúpula do G20. Durante a viagem, o presidente se encontrou também com o presidente Donald Trump e teve uma conversa rápida com o francês Emmanuel Macron. Bolsonaro também se encontrou com a chanceler alemã, Angela Merkel.

Com Trump, Bolsonaro discutiu sobre a situação da Venezuela, sobre a entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e possíveis sanções à Venezuela e a Cuba. Já a Macron, o presidente brasileiro sinalizou que o país continuaria no acordo de Paris. Um dia antes, o francês afirmou que não assinaria acordo nenhum com o Brasil caso o país saísse do acordo climático.

Com a chanceler alemã, Bolsonaro afirma que discutiu sobre a visão negativa de países estrangeiros em relação ao modo como o Brasil lida com questões ambientais, o que o presidente brasileiro definiu como “psicose ambientalista”.

Antes da chegada de Bolsonaro ao Japão, Merkel havia afirmado que gostaria de conversar com o presidente brasileiro sobre o desmatamento no Brasil. Bolsonaro rebateu a chanceler alemã, dizendo que a Alemanha tinha muito a aprender com o Brasil quando o assunto era na área do meio ambiente.

Durante o G20, Bolsonaro também se reuniu com o Principe Herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed Bin Salman; e o Primeiro-Ministro da Índia, Narendra Modi.

 

Reportar Erro