Xô, ambição

Pesquisa do Senado: 98,4% rejeitam proposta de reeleição de Maia e Alcolumbre

Portal do próprio Senado pede a avaliação dos eleitores, que se manifestaram contra a PEC rapidamente

acessibilidade:
Alcolumbre e Maia insistem em manipular Constituição para se reelegerem. Foto: Will Shutter/Câmara dos Deputados
Alcolumbre e Maia insistem em manipular Constituição para se reelegerem. Foto: Will Shutter/Câmara dos Deputados

No mesmo dia em que foi publicada a PEC 33/2020, que permite a reeleição dos presidentes da Câmara e do Senado, o site “eCidadania”, que realiza enquetes sobre cada projeto em tramitação na Casa, já registrava exatos 97,7%) de rejeição à proposta, em menos de 24 horas. Esse percentual só aumenta.

Às 11h10 desta quinta-feira (10), 3.755 cidadãos (98,4% do total) já rejeitavam a proposta apresentada por aliados do atual presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que juntamente com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, tenta desesperadamente alterar a Constituição para atender a ambição de se manter no cargo. Nessa enquete, apenas 1,6% (ou 61 votantes) se manifestavam favoráveis à proposta.

Se quiser participar da enquete, clique aqui.

Já nas primeiras horas de publicação, como mostra a imagem abaixo, a rejeição à PEC já era acima de 90%.

Quase todos os votos foram registrados contra o projeto da senadora Rose de Freitas (Pode-ES). A autora da PEC da reeleição, apesar de ter votado contra Davi Alcolumbre na eleição para o comando do Senado, em 2019, agora faz parte da bancada que o agrada, introduzindo oficialmente a ideia da reeleição.

A proposta vem sendo articulada há meses pela dupla de parlamentares do DEM, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre. Agora Freitas justifica a ideia: a “[reeleição] já se incorporou à nossa cultura política”.

Membro do grupo “Muda, Senado”, o senador Oriovisto Guimarães (Pode-PR), que foi eleitor de Alcolumbre em 2019, hoje é contra o projeto quer permitiria a eleição para os cargos da Mesa Diretora.

Para ele, “a democracia é linda e sua beleza maior está na alternância do poder,” como alertou em carta aberta ao presidente do Senado, esta semana.

Veja abaixo a lista de senadores que apoiam o projeto que altera a Constituição para satisfazer a ambição de reeleição dos dois políticos:

A PEC da Reeleição tem apoio de senadores não da poulação. Foto: Captura/eCidadania

A PEC da Reeleição tem apoio de senadores, mas  não da população. Foto: Captura/eCidadania

Reportar Erro