VII Fórum Jurídico

Em Portugal, Ibaneis afirma que segurança pública no Brasil ‘tem jeito’

Ibaneis propõe em evento de Lisboa debate sério sobre segurança

acessibilidade:
Passado jurídico do governador do DF, Ibaneis Rcha, foi fundamental para evitar 'grave lesão' à economia pública

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, participou nesta segunda (22), em Portugal, do VII Fórum Jurídico de Lisboa, onde falou sobre a necessidade da participação efetiva da União na segurança.

Ibaneis participou do painel sobre segurança pública e afirmou que há uma “ausência da União” na área. “Quem faz a segurança hoje são os Estados”, explicou.

O governador criticou a lei que criou o Fundo Nacional de Segurança Pública, que, segundo ele, vedou o uso de recursos do fundo para pagar pessoal. Ibaneis disse que os Estados já estão com as contas debilitadas e o governo federal decide construir um presídio e “o Estado que se vire [com o custeio]”. “Nenhum governador quer receber presídio porque é mais gastos”.

Fundo de ressocialização

Durante a palestra, o governador criticou a forma do enfrentamento atual com encarceramento e ações sem qualquer integração. “O problema não é quem está preso, é quem está solto fazendo o que quem está preso manda”, afirmou.

O governador sugeriu a criação de um fundo de ressocialização pelo que disse ter visto dentro dos presídios quando era presidente da OAB-DF. Segundo o governador, os mais vulneráveis são aqueles com piores condições financeiras, que acabam entregues às drogas e viram presas fáceis para os piores criminosos.

Ibaneis finalizou dizendo que a “segurança pública tem jeito sim”, mas é preciso realizar um debate sério envolvendo todos os entes federados e os poderes. “Endurecimento de pena não vai resolver o problema desse país, nunca foi solução, e sim a garantia de que a pena vai ser aplicada. Isso é que reduz a criminalidade”, concluiu.

Reportar Erro