Apaziguar as relações

Em busca de diálogo, governador do DF toma café da manhã com presidente do TCU

Ibaneis afirmou que o intuito do encontro foi 'tentar restabelecer uma paz devida'

acessibilidade:
Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal - Foto: Paulo H. Carvalho.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha esteve reunido na manhã desta quarta-feira (28), com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), José Múcio Monteiro Filho. “Eu saí da posição de governador, fui até lá e acredito que há possibilidade de diálogo com o TCU para tentar restabelecer uma paz devida e cada um respeitando a sua postura”.

Ibaneis ressaltou que o intuito do café da manhã, com o ministro, foi o de apaziguar as relações entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e a Corte. Estou há oito meses no governo e já tomei duas facadas. Desse jeito eu não vou sobreviver. Eu tenho cobrança de toda natureza”.

A tentativa de “restabelecer a paz” ocorre após dois episódios, em que decisões do TCU prejudicam as finanças do Governo do Distrito Federal (GDF).

Em abril,  o TCU decidiu que o GDF teria de devolver o Imposto de Renda incidente sobre salários pagos pelo Fundo Constitucional. Isso retiraria dos cofres públicos do Distrito Federal cerca de R$10 bilhões, sendo quase R$800 milhões imediatamente. Como não poderia ser diferente, Ibaneis recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra essa determinação.

No último dia 14, uma decisão do TCU proibiu o GDF de usar os recursos do Fundo Constitucional do DF (FCDF) para realizar os pagamentos de benefícios a aposentados e pensionistas das secretarias de Educação e Saúde.

Nesse dia, Ibaneis perdeu a compostura, e irritado com mais uma decisão do TCU,  que prejudica as finanças da administração pública do Distrito Federal, o governador atacou a corte, afirmando que “TCU não ser para nada, não serve para merda nenhuma”.

Reportar Erro