investimento pesado

Em Brasília, campanha de Baleia Rossi para presidir a Câmara choca pela ostentação

A votação para a mesa diretora da Câmara dos Deputados ocorre nesta segunda-feira (1°) e candidato não poupou em propaganda

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Cidade é tomada por outdoors iluminados com campanha de Baleia Rossi. Candidato à presidência da Câmara não poupou em propaganda. Foto: Diário do Poder

Chegam a ser chocantes os “sinais exteriores de riqueza”, nas ruas de Brasília, neste sábado (30), da campanha pela presidência da Câmara dos Deputados, fazendo lembrar interesses econômicos por trás dessa disputa.

Bandeiras de tecido da propaganda do candidato Arthur Lira (PP-AL), sob slogan “Para toda a Câmara ter voz”, contrastam com a riqueza de vários painéis eletrônicos gigantes do adversário Baleia Rossi (MDB-SP), montados na Esplanada dos Ministérios.

O emedebista também não economizo em balões e faixas em material sintético, as mais caras do mercado, e caminhões com painéis eletrônicos estacionados em locais estratégicos. O valor médio do aluguel diário para um caminhão equipado com painéis de Led é de R$ 2 mil.

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Apesar da ostentação, a candidatura de Baleia Rossi não tem sido apontada como a favorita na disputa. O candidato apoiado pelo atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia, tem feito uma campanha mais voltada para o público externo, como se fosse uma eleição popular, enquanto Arthur Lira se dedica mais ao “público interno”, isto é, o eleitorado de 513 deputados.

Procurada pelo Diário do Poder, a assessoria do deputado Baleia Rossi não informou os valores investidos na ostentação. Disse que “Recursos próprios do MDB custeiam o material de campanha e viagens do candidato Baleia Rossi. Não são recursos públicos, mas terão a devida prestação de contas ao Tribunal Superior Eleitoral na forma da lei”.

 

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