Turismo Cívico

Domingo (1º) é dia de diversão e civismo na Praça dos Três Poderes

A última edição, que ocorreu no dia 4 de agosto, atraiu cerca de três mil pessoas à Praça dos Três Poderes

acessibilidade:
A Secretaria de Turismo do Distrito Federal organiza grande festa durante a solenidade da Troca da Bandeira Foto Luís Tajes Setur DF

O próximo domingo (1º) terá mais uma edição do programa “Manhã Cívica – Brasília: O Brasil começa aqui”, realizado pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF)  em todas as solenidades de Troca da Bandeira.

A última edição, que ocorreu no dia 4 de agosto, atraiu cerca de três mil pessoas à Praça dos Três Poderes. Além da solenidade, que será de responsabilidade da Marinha, a Setur-DF e parceiros preparam uma série de atividades para brasilienses e turistas de todas as idades.

“Desde o início do ano temos nos empenhado para transformar a solenidade da Troca da Bandeira em um grande evento turístico. A cada edição, um número maior de pessoas comparece e já temos operadoras de Turismo interessadas em divulgar esse evento para seus clientes. Brasília está começando a usufruir dessa característica única que temos no Brasil, que é a de Turismo Cívico”, destacou a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça.

A apresentação da Banda do Corpo de Fuzileiros Navais será uma das grandes atrações. Conhecida pelas suas gaitas de fole, os membros do grupo fazem evoluções durante as suas apresentações musicais. A Banda é composta por 96 músicos e já se apresentou na Escócia, no Paraguai, em Paris e em Portugal, além de percorrer diversas cidades do Brasil.

A Marinha também levará para a Praça dos Três Poderes painéis com explicações sobre a história da força, uma exposição de blindados e de maquetes de uma fragata, de uma corveta e de aeronaves.

A ação do próximo domingo contará com a parceria do Sesc e do Sistema Fecomércio, da TCB,  da Caesb e do sistema Viibra (Visitação Institucional Integrada em Brasília), grupo formado por órgãos públicos que abrem as portas para visitas turísticas em suas sedes.

O Congresso Nacional e o Itamaraty montarão um esquema especial de visitação para o domingo. A visitação no Congresso ocorrerá entre 9h e 17h30, com grupos de até 70 pessoas a cada 30 minutos. Já o Itamaraty, terá uma visita especial as 12h, que poderá ser agendada no local.

 “Essas parcerias têm sido essenciais para alcançarmos esse sucesso. É lindo ver a cidade trabalhando junta em prol de um mesmo objetivo: potencializar o Turismo na nossa cidade-capital e com isso gerar mais emprego e renda para a nossa população”, enfatizou Vanessa Mendonça.

A programação de domingo será das 9h às 12h e prevê, entre outras atrações, apresentação da tradicional banda de samba Sambakana, oficinas recreativas, atividades de lazer, exposição de equipamentos militares, massoterapia, city tour e muito mais. Entre as ações recreativas estão pintura de rosto, cama elástica, ping pong, totó e pedal kart.

Ainda estarão disponíveis foodtrucks e ônibus da TCB para rotas turísticas gratuitas na Esplanada. Quem quiser se aprofundar mais sobre a história e os atrativos da capital federal poderá contar com o apoio de um guia turístico cadastrado no Cadastur.

Troca da Bandeira – A Troca da Bandeira é uma das maiores expressões do turismo cívico do país, e ocorre todo primeiro domingo do mês. Cada mês, uma força ou a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) é responsável pelo evento. O monumento do Mastro da Bandeira consta no Guiness Book como maior bandeira hasteada do mundo. Com 100 metros de altura, a bandeira da Praça dos Três Poderes tem 20 metros de largura por 14 metros de altura e chega a pesar 40 quilos.

Reportar Erro