Simplificação tributária

Deputado Hildo Rocha vai presidir a comissão sobre reforma tributária

Aguinaldo Ribeiro será o relator da proposta que visa simplificar a tributação no Brasil

acessibilidade:
Deputado Hildo Rocha (MDB). Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

O deputado Hildo Rocha (MDB-MA) foi eleito nesta quarta (10) presidente da Comissão Especial da Reforma Tributária e o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), o relator do colegiado.

Deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

A comissão foi instalada nesta manhã para debater a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 45/19), que simplifica a tributação no País. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, esteve presente à reunião de instalação do colegiado.

De autoria do deputado Baleia Rossi (MDB-SP), a proposta acaba com três tributos federais – IPI, PIS e Cofins. Extingue também o ICMS, que é estadual, e o ISS, municipal. Todos eles incidem sobre o consumo. No lugar, é criado o IBS – Imposto sobre Operações com Bens e Serviços, de competência de municípios, estados e União, além de um outro imposto, sobre bens e serviços específicos, esse de competência apenas federal.

O deputado Hildo Rocha afirmou que vai garantir a participação de todos os integrantes da comissão para produzir um texto de consenso e que atenda às necessidades da população. Segundo Rocha, os trabalhos no colegiado devem durar cerca de três meses.

“Nosso sistema está ultrapassado, a Constituição não alterou e já passou da vez de se modificar, o sistema é injusto, no que se refere à cobrança de tributos, sobretudo, em relação ao consumo”, explicou. (Agência Câmara)

Reportar Erro