'Brasil anda para trás'

Deputado acusa Renan Filho de usar verba pública para criticar governo Bolsonaro na TV

Peça do governo de Alagoas diz que Brasil anda para trás e deputado do PSL vê improbidade

acessibilidade:

O deputado estadual Cabo Bebeto (PSL-AL) acusou o governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), de utilizar a propaganda institucional do governo estadual para denegrir o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL), ao afirmar que, enquanto o Brasil caminha para trás, Alagoas estaria caminhando para frente. A denuncia de que a atitude seria inconstitucional e um ato de improbidade administrativa foi feita durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa (ALE) desta terça-feira (26).

O deputado prometeu levar o caso aos ministérios públicos Estadual (MPAL) e Federal (MPF), nesta quarta-feira (27), quando vai protocolar o pedido de providência por entender que “os alagoanos não podem pagar por um comercial que extrapola os interesses públicos”.

O parlamentar condenou a politicagem inserida no fim da peça publicitária bancada por recursos públicos dos alagoanos, apesar de ponderar sobre o fato de a propaganda institucional do Governo de Alagoas enaltecer a chegada de novas linhas aéreas, novos hotéis, “novos empregos” e novos turistas no Estado. A peça só não cita que Alagoas acumula uma retração de 0,41% em geração de empregos, em 12 meses, e omite que o os mais recentes dados do Caged registraram que o estado teve o pior mês de outubro desde 2004, em geração de vagas de emprego.

“Infelizmente o Governo [de Alagoas] encerra a propaganda com a seguinte frase ‘Enquanto o Brasil caminha pra trás, Alagoas caminha pra frente’. Agindo assim o Governo [de Alagoas] desrespeita a Constituição Federal”, disse o deputado, se referindo ao Artigo 37 da Constituição, que prevê que a publicidade dos atos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social.

Assista:

“O Governo fez uma propaganda enaltecendo suas conquistas, mas não perdeu a oportunidade de ser antiético, deselegante e denegrir o governo federal. De forma desnecessária, inoportuna e injusta. O que é andar pra trás? Porque neste mês o Governo Federal anunciou mais de R$ 21 milhões para implantar o Conect SUS em nosso Estado”, lembrou o parlamentar, destacando outros avanços do governo de Jair Bolsonaro, a exemplo da criação de 841,5 mil empregos formais no Brasil, de janeiro a outubro, com melhor saldo em cinco anos.

Os deputados Bruno Toledo (PROS-AL) e Davi Maia (DEM-AL) também se posicionaram contra a forma como o Governo do Estado apresenta sua propaganda institucional.

“Também me chamou a atenção a forma extremamente desagradável, poderia até dizer: enganosa e mentirosa, quando trata do Brasil”, declarou Toledo, avaliando que se em alguns momentos o Governo Federal andou para trás “foi graças à política defendida pelo governo de Renan Filho”.

O Diário do Poder solicitou à assessoria do Governo de Alagoas o posicionamento do Estado ou do governador sobre a reação do deputado. Mas não recebeu nenhuma manifestação sobre o tema, até o fechamento desta edição. (Com informações da Ascom da ALE)

 

Reportar Erro