Alexandre Ramagem

Delegado da Polícia Federal toma posse na diretoria-geral da Abin

Alexandre Ramagem foi coordenador da segurança do presidente na eleição do ano passado, após Bolsonaro levar facada

acessibilidade:
Presidente da República, Jair Bolsonaro é recebido pelo Delegado Alexandre Ramagem. Foto: Carolina Antunes/PR

O presidente Jair Bolsonaro deu posse nesta quinta-feira, 11, ao delegado da Polícia Federal (PF) Alexandre Ramagem no cargo de diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Ramagem foi coordenador da segurança do presidente na eleição do ano passado, após Bolsonaro sofrer o atentado a faca. Atualmente, ele trabalha na assessoria do general Santos Cruz, da Secretaria de Governo, no Planalto. É a primeira vez, desde 2007, que um presidente escolhe um nome de fora dos quadros da Abin.

A escolha foi considerada internamente na agência como uma decisão do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e do presidente e ainda não há uma avaliação sobre a experiência e a competência do novo diretor na área de inteligência.

Ao discursar no evento, o novo diretor-geral da Abin afirmou que é preciso resgatar a escola de inteligência do país, padronizar a produção de inteligência pelos diferentes órgãos no país e auxiliar no trabalho para prevenção de crimes.

Segundo ele, o Brasil “merece deter uma inteligência de Estado com capacidade, com credibilidade perante as demais instituições e perante a sociedade”.

“Neste momento de tempos atuais de desenvolvimento da tecnologia da informação, a inteligência tem que se aperfeiçoar para entregar com velocidade, pragmatismo, objetividade”, declarou Ramagem.

O delegado, que tem cerca de 15 anos de carreira na PF, trabalhou também na superintendência de Roraima e, no Rio de Janeiro, conduziu a operação Cadeia Velha, de 2017, que prendeu os então deputados estaduais do MDB Jorge Picciani, Paulo Melo e Edson Albertassi.

Em março de 2018, Ramagem foi nomeado coordenador de recursos humanos da PF em Brasília. No começo deste ano, chegou a ser cotado para assumir a superintendência da PF no Ceará. (ABr)

Reportar Erro