Marx no governo

Crise com deputados não anula convite de Renan Filho a ex-ministro de Temer

Governador convidou Marx Beltrão para assumir cargo em seu secretariado

acessibilidade:
Governador de Alagoas Renan Filho e deputado federal Marx Beltrão. Foto: Divulgação Facebook

Com o objetivo de manter o ex-governador de Alagoas, Ronaldo Lessa (PDT-AL), na Câmara dos Deputados, o governador Renan Filho (MDB) reforçou, na semana passada, o convite ao deputado federal Marx Beltrão (PSD-AL) para integrar o primeiro escalão do governo estadual. A conversa iniciada antes de o governador abrir uma crise com deputados estaduais na ALE não anula o desejo do chefe do Executivo de ter em sua equipe o ex-ministro do Turismo do presidente Michel Temer.

O Diário do Poder apurou junto a fontes do governo que as exonerações de indicados do deputado Marx Beltrão na Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), publicadas na edição de hoje (8) do Diário Oficial do Estado, não têm relação com a retaliação de Renan Filho aos deputados estaduais que não apoiaram a pré-candidatura do tio do governador, Olavo Calheiros (MDB-AL), à Presidência do Legislativo.

Na mesma conversa que teve com Renan Filho, Marx Beltrão foi informado de que o governador iria exonerar os engenheiros da Casal, Francisco Beltrão (vice-presidente operacional) e Jorge Galvão (vice-presidente corporativo), para abrir espaços para composição de alianças, sem expressar nenhuma pressão relação com o posicionamento político dos primos de Marx Beltrão, deputados estaduais Marcelo Beltrão (MDB-AL) e Yvan Beltrão (PSD-AL), que declararam apoio ao deputado Marcelo Victor (SD-AL) para presidência da Assembleia Legislativa.

As conversas sobre a promessa de um futuro de Marx Beltrão no governo de Alagoas estão “em suspenso”, ainda sem o governador revelar exatamente qual seria a secretaria a ser comandada pelo ex-ministro e deputado federal reeleito. Mas Renan Filho sabe que a resposta de Marx será positiva, somente se o cargo lhe der condições se seguir crescendo em projeção política e em serviços prestados ao Estado, em pastas com alto nível de visibilidade e recursos a serem investidos.

O que é fato e que, antes de ser aberta a crise com o parlamento, Renan Filho não pediu ajuda a Marx Beltrão para eleger Olavo Calheiros presidente do Legislativo. E, agora e sempre, não houve interesse do deputado federal do PSD em interferir nas decisões políticas da Assembleia ou de seus familiares, em favor da aliança.

Enfim, a relação de Renan Filho com o ex-ministro segue inabalada. E Marx está disposto a assumir uma nova missão ao lado do governador. Mas não vai encarar qualquer função no governo estadual, para abrir mão de sua vaga em Brasília, em favor de seu suplente, Ronaldo Lessa.

Reportar Erro