Câmara dos Deputados

CPI do BNDES ouve ex-ministro da Fazenda Guido Mantega

Mantega foi presidente do banco no governo do ex-presidente Lula

acessibilidade:
Essa oitiva atende a solicitação do deputado Kim Kataguiri (DEM-SP) Foto: Antonio Araújo

O ex-ministro Guido Mantega será ouvido nesta quarta-feira (22) na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do BNDES, da Câmara dos Deputados. Além de comandar o Ministério da Fazenda, Mantega foi presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento, Orçamento e Gestão (BNDES) durante o governo do ex-presidente Lula.

Essa oitiva atende a solicitação do deputado Kim Kataguiri (DEM-SP). “A convocação se justifica pelo fato de o convocado ter sido Ministro da Fazenda e, portanto, ter conhecimento sobre contratos entre o BNDES e as empresas denominadas ‘campeãs nacionais”.

O colegiado tem objetivo de investigar os contratos firmados pelo BNDES durante os anos de 2003 e 2015, com ênfase nos contratos firmados em acordos internacionais com países como por exemplo, Venezuela, Cuba, República Dominicana e Gana. O foco é apurar se o banco privilegiou um determinado grupo de empreiteiras nacionais.

No início desse mês, os deputados aprovaram a convocação de Mantega, do também ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci e dos ex-presidentes do banco Luciano Coutinho, Carlos Lessa , Demian Fiocca e Paulo Rabello de Castro.(Com informações Agência Câmara)

Reportar Erro